Arquivo do blog

domingo, 4 de julho de 2010

Ritmo - a finalidade e importância

Acredito que a busca do ritmo deve ser algo constante na dança e por esse motivo estou publicando esse texto que achei na internet para vocês. Como poderão ver, o ritmo é presente em todos os instantes da nossa vida, só que em geral praticamos de forma inconsciente. O desafio de dança no grupo é maior pois todos terão que estar dentro do ritmo todo o tempo....e vamos conseguir!

RITMO

Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida.

Nas artes, como na vida, o ritmo está presente. Vemos isso na música, na dança e no poema. Temos a nos reger vários ritmos biológicos que estão sujeitos a evoluções rítmicas como os batimentos cardíacos, a respiração, o sono e vigília etc. Até no andar temos um ritmo próprio.

Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um fenômeno qualquer repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intesidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística. Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é freqüentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas.

A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo. Embasado-se nestes conceitos, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.

O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.

O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.sambaderuaecia.com.br